A Anima é uma ONG sem fins lucrativos, reconhecida como utilidade pública estadual e municipal, e como Entidade Beneficente de Assistência Social e registrada no COMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), atuando na área da Assistência Social.

1994 - Inicia suas atividades na Assistência Social com um grupo de senhoras doando cestas básicas às famílias soropositivas. Inicialmente voltada para os cuidados, a proposta foi se modificando e se qualificando em favor das crianças, para oferecer melhores condições de enfrentamento da doença e a consequente escolha da área da Educação, com uma equipe de pedagogos, incluindo o atendimento médico, odontológico, fonoaudiólogo, fisioterápico e psicológico em parceria com o SUS.

1996 - Organiza em parceria com o Instituto da Criança – HCFMUSP o seu primeiro espaço de creche “Creche Amor Perfeito” para 30 crianças soropositivas de 0 a seis anos no eixo da assistência .

1999 - Implanta uma proposta de trabalho, menos assistencialista, no eixo da educação, sob a perspectiva do construtivismo. Há a integração de crianças soropositivas e soronegativas.

2000 - 2005 - Centro de Estudos Anima, para prestar serviços na formação de educadores discutindo as questões de AIDS na vida prática escolar.

2002 - Implanta-se o Espaço Anima Jovem atendendo adolescentes de 14 a 18 anos trabalhando na prevenção das DST / Aids e meio ambiente.

2003 – A creche muda de sede e de nome, passa a chamar-se Centro de Educação Infantil Anima, uma creche conveniada com a Secretaria Municipal de Educação que atende o bairro do Rio Pequeno com a completa integração entre crianças portadoras, não portadoras do vírus HIV e a comunidade. Ampliando de 60 para 80 atendidos.

2005 - A Anima refaz seu planejamento institucional e decide readequar o Espaço Anima Jovem investindo em um trabalho na área de psicopedagogia institucional. Esse trabalho tem o objetivo de melhorar as condições de aprendizagem de crianças e adolescentes que vivem e convivem com HIV/Aids e comunidade em parceria com suas famílias, por uma equipe de psicopedagogos, psicólogos, assistente social e educadores. Nesse mesmo ano inaugura o Espaço Anima Família com o objetivo de contribuir para o fortalecimento de familiares e comunidade.

2007 - O Espaço Anima Família amplia seu atendimento para adultos que vivem com HIV/AIDS em Casas de Apoio em parceria com o financiador internacional Wereldkinderen.

2010 - Firma parceria com a Associação Beneficente Alzira Denise Hertzog da Silva para financiamento do Espaço Anima Jovem. Implanta o projeto Voluntarianima, parceria com CVSP, em média 22 voluntários ativos.

2011 - Inicia o projeto de prevenção de DST/Aids elaborando oficinas para adolescentes e adultos. No mesmo ano ampliou com a parceria Programa Municipal de DST/Aids o projeto Espaço Anima Jovem para 180 atendidos e implantou o Coral Anima Jovem em parceria com a ONG Moradia e Cidadania para 30 adolescentes atendidos na instituição, além de oferecer vagas para os adolescentes da comunidade.

2013 - As atividades desenvolvidas pelo Centro de Educação Infantil Anima (CEI Anima) e o convênio com a Secretaria Municipal de Educação foram encerradas em 31/12/2013.

2014 - A Anima reúne todos os projetos em um único prédio. Neste mesmo ano firma parceria com a Ordem dos Músicos do Brasil para realizar oficinas de canto coral para crianças.

2015 - Encerra a parceria com a Ordem dos Músicos referente as oficinas de coral.

Em dezembro de 2015 – Assina convênio com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania por meio do FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente) para execução do Projeto Construindo Juntos, atendendo 60 crianças (6 a 12 anos) e 60 adolescentes (13 a 17 anos), de comunidades, parcerias com abrigos e ONG’s da região, por dois anos, encerrando em 30/11/2017.

Atualmente a Associação Civil Anima mantém o Projeto Anima Jovem, VoluntariAnima e Projetos de Prevenção de IST/Aids.

Projeto Anima Jovem – atende 60 adolescentes (13 a 17 anos) e 165 jovens (a partir 18 anos) de comunidades, parcerias com abrigos, matriculados nos SAEs/CRT e ONG’s da região, 10 adultos moradores de Casa de Apoio e 50 familiares de adolescentes e jovens do Projeto. - Assistência Social - 100% gratuidade.

Oficina de Prevenção ISTs/AIDS: “Prevenção em todos os sentidos”, dentre outras ações.

Diretora Presidente – Vera Cecilia Muniz Bardella
Conselho diretor - Maria Elizabeth Brant de Carvalho, Cecília Helena Ayres Malzoni , Cecília Simonsen , e Anna Helena Brant de Carvalho.

PREMIOS:

A Anima foi reconhecida por contribuir com os objetivos do milênio!

No dia 23/05/2014 em Brasília, a Associação Civil Anima foi reconhecida pela Secretaria-Geral da Presidência da República, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade por contribuir com o cumprimento dos Objetivos do Milênio com a prática “Projeto Anima Jovem” que consiste em combater o HIV/Aids, na 5º Edição Prêmio ODM Brasil.

Associação Civil Anima recebe Menção Honrosa do Prêmio Betinho de Cidadania

No dia 19/08/2015, a Associação Civil Anima recebeu Menção Honrosa do Prêmio Herbert de Souza – o Prêmio Betinho de Cidadania, edição 2015 pelo “Projeto Anima Jovem”.

Associação Civil Anima recebe Menção Honrosa do Prêmio Milton Santos 2017

“Menção Honrosa do Prêmio Milton Santos 2017” pelos projetos Anima Jovem e Projeto Construindo Juntos mantidos pela Associação Civil Anima, recebido em 23/06/2017 na Câmara Municipal de São Paulo.

 
 
Associação Civil Anima | Av. Paulista, 2073 - Horsa 1 - Bela Vista - São Paulo - SP - CEP: 01311-940
Tel/ Fax: (11) 3763 2159 / 3768-2082
© 2019 - anima. Todos os direitos reservados.