A Anima é uma ONG sem fins lucrativos, reconhecida como utilidade pública estadual e municipal, e como Entidade Beneficente de Assistência Social e registrada no COMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), atuando na área da Assistência Social.

1994 - Inicia suas atividades na Assistência Social com um grupo de senhoras doando cestas básicas às famílias soropositivas. Inicialmente voltada para os cuidados, a proposta foi se modificando e se qualificando em favor das crianças, para oferecer melhores condições de enfrentamento da doença e a consequente escolha da área da Educação, com uma equipe de pedagogos, incluindo o atendimento médico, odontológico, fonoaudiólogo, fisioterápico e psicológico em parceria com o SUS.

1996 - Organiza em parceria com o Instituto da Criança – HCFMUSP o seu primeiro espaço de creche “Creche Amor Perfeito” para 30 crianças soropositivas de 0 a seis anos no eixo da assistência .

1999 - Implanta uma proposta de trabalho, menos assistencialista, no eixo da educação, sob a perspectiva do construtivismo. Há a integração de crianças soropositivas e soronegativas.

2000 - 2005 - Centro de Estudos Anima, para prestar serviços na formação de educadores discutindo as questões de AIDS na vida prática escolar.

2002 - Implanta-se o Espaço Anima Jovem atendendo adolescentes de 14 a 18 anos trabalhando na prevenção das DST / Aids e meio ambiente.

2003 – A creche muda de sede e de nome, passa a chamar-se Centro de Educação Infantil Anima, uma creche conveniada com a Secretaria Municipal de Educação que atende o bairro do Rio Pequeno com a completa integração entre crianças portadoras, não portadoras do vírus HIV e a comunidade. Ampliando de 60 para 80 atendidos.

2005 - A Anima refaz seu planejamento institucional e decide readequar o Espaço Anima Jovem investindo em um trabalho na área de psicopedagogia institucional. Esse trabalho tem o objetivo de melhorar as condições de aprendizagem de crianças e adolescentes que vivem e convivem com HIV/Aids e comunidade em parceria com suas famílias, por uma equipe de psicopedagogos, psicólogos, assistente social e educadores. Nesse mesmo ano inaugura o Espaço Anima Família com o objetivo de contribuir para o fortalecimento de familiares e comunidade.

2007 - O Espaço Anima Família amplia seu atendimento para adultos que vivem com HIV/AIDS em Casas de Apoio em parceria com o financiador internacional Wereldkinderen.

2010 - Firma parceria com a Associação Beneficente Alzira Denise Hertzog da Silva para financiamento do Espaço Anima Jovem. Implanta o projeto Voluntarianima, parceria com CVSP, em média 22 voluntários ativos.

2011 - Inicia o projeto de prevenção de DST/Aids elaborando oficinas para adolescentes e adultos. No mesmo ano ampliou com a parceria Programa Municipal de DST/Aids o projeto Espaço Anima Jovem para 180 atendidos e implantou o Coral Anima Jovem em parceria com a ONG Moradia e Cidadania para 30 adolescentes atendidos na instituição, além de oferecer vagas para os adolescentes da comunidade.

2013 - As atividades desenvolvidas pelo Centro de Educação Infantil Anima (CEI Anima) e o convênio com a Secretaria Municipal de Educação foram encerradas em 31/12/2013.

2014 - A Anima reúne todos os projetos em um único prédio. Neste mesmo ano firma parceria com a Ordem dos Músicos do Brasil para realizar oficinas de canto coral para crianças.

2015 - Encerra a parceria com a Ordem dos Músicos referente as oficinas de coral.

Em dezembro de 2015 – Assina convênio com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania por meio do FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente) para execução do Projeto Construindo Juntos, atendendo 60 crianças (6 a 12 anos) e 60 adolescentes (13 a 17 anos), de comunidades, parcerias com abrigos e ONG’s da região, por dois anos, encerrando em 30/11/2017.

Atualmente a Associação Civil Anima mantém o Projeto Anima Jovem, VoluntariAnima e Projetos de Prevenção de IST/Aids.

Projeto Anima Jovem – atende 60 adolescentes (13 a 17 anos) e 165 jovens (a partir 18 anos) de comunidades, parcerias com abrigos, matriculados nos SAEs/CRT e ONG’s da região, 10 adultos moradores de Casa de Apoio e 50 familiares de adolescentes e jovens do Projeto. - Assistência Social - 100% gratuidade.

Oficina de Prevenção ISTs/AIDS: “Prevenção em todos os sentidos”, dentre outras ações.

Diretora Presidente – Vera Cecilia Muniz Bardella
Conselho diretor - Maria Elizabeth Brant de Carvalho, Cecília Helena Ayres Malzoni , Cecília Simonsen , e Anna Helena Brant de Carvalho.

 

 
 
Associação Civil Anima | Av. Paulista, 2073 - Horsa 1 - Bela Vista - São Paulo - SP - CEP: 01311-940
Tel/ Fax: (11) 3763 2159 / 3768-2082
© 2019 - anima. Todos os direitos reservados.