Galeria de fotos

 


A Associação Civil Anima é uma ONG Aids/ Educacional reconhecida pelos governos federal, estadual e municipal como de utilidade pública e registrada no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEAS), dando a ela uma condição de destaque legal e administrativa, conforme determinam as leis em vigor.


Data de fundação: 20/10/1994

Missão

Nosso compromisso é atuar na área da Educação e Assistência Social, contribuindo para os processos de aprendizagem e desenvolvimento para crianças, adolescentes e famílias, facilitando a inclusão social e  exercício da cidadania.

Acreditamos em
  • Igualdade de direitos

  • Solidariedade

  • Respeito

  • Recusa a qualquer forma de discriminação

Nossa causa

Atuar na luta contra a Aids e universalização do conhecimento para as crianças fazendo Educação. Clique aqui

Histórico

Fundada em 1994, por um grupo de mulheres, iniciou suas atividades doando cestas básicas às famílias soropositivas.  

1996 - organiza em parceria com o Instituto da Criança – HCFMUSP o seu primeiro espaço de creche para 30 crianças soropositivas de 0 a seis anos, no eixo da assistência.  

1998 - é ampliado o número de crianças para 40 e incluído o atendimento médico, odontológico, fonoaudiológico, fisioterápico e psicológico em parceria com o SUS.

1999 - a proposta foi se modificando e se qualificando em favor da criança, hoje é uma Escola de Educação Infantil que desenvolve seus trabalhos sob a perspectiva do construtivismo. Ambientes diversos integram crianças soropositivas e soronegativas, possibilitando o processo de desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa, sem discriminação.  

2000 - implantou Centro de Estudos Anima, para prestar serviços na área da Educação com objetivo básico elevar os padrões de qualidade dos trabalhos educacionais em escolas ou em outros órgãos discutindo as questões de aids na vida prática escolar.  

2002 - o Espaço Anima Jovem com objetivo de integrar múltiplos conhecimentos técnicos (rádio, TV e jornal), voltados para a informação, discernimento e ética dos meios de comunicação em massa. As atividades possibilitaram a discussão sobre os assuntos ligados à Aids e as questões que envolvem o meio ambiente, trabalhando, portanto, nos eixos da Cultura / Saúde.  

Em dezembro de 2003 devido a necessidade de mais espaço, muda de sede e de nome, passa a  chamar-se Centro de Educação Infantil Anima, é uma creche que atende crianças da região do Butantã, bairro do Rio Pequeno, na qual  ambientes diversos integram portadoras e não portadoras do vírus HIV e comunidade. O trabalho com as famílias passa a ser no eixo da formação e orientação psicossocial.

Em 2005 a Anima refaz seu planejamento institucional e decide readequar o Espaço Anima Jovem e o Centro de Estudos Anima. Esses dois projetos passam pela seguinte reformulação: o Espaço Anima jovem se transforma no Anima Família por acreditarmos ser mais abrangente e focar suas ações nos familiares das crianças matriculadas no Centro de Educação Infantil Anima e o Centro de Estudos Anima passa a ser somente um setor de captação de recursos.

Ainda em 2005, nessa mesma readequação investimos em um trabalho voluntário, na área de psicopedagogia que é realizado aos sábados por uma equipe de psicopedagogos, psicólogos e assistente social. Esse trabalho tem o objetivo de melhorar as condições de aprendizagem de alunos ex- alunos e comunidade em parceria com suas famílias

A Associação Civil Anima é uma ONG Aids/ Educacional, com 14 anos de existência possuindo Utilidade Pública Municipal, Estadual, Federal, com registro no CNAS e o título de Entidade de Fins Filantrópicos desenvolvendo uma política de atendimento fundamentada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), LDB da Educação, LOAS, PNAS, com três frentes de trabalho: Centro de Educação Infantil Anima, Espaço Anima Família e Centro Psicopedagógico Anima.

Ações Sociais como estas, que contribuem para desdramatizar e desmistificar as condições dos portadores do HIV na relação individuo/sociedade, apontam a importância da existência da Associação Civil Anima, ímpar no seu atendimento.

Desenvolvemos uma política de atendimento fundamentada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com três importantes frentes de trabalho:

centro de educação infantil anima

espaço psicopedagógico anima

espaço anima família

 


ASSOCIAÇÃO CIVIL ANIMA

Av. Otacilio Tomanik, 1569- Rio Pequeno - São Paulo - SP - CEP: 05363 101

Tel/ Fax: (11) 3763 2159

ESPAÇO ANIMA FAMÍLIA

R. Maestro Savino Benedictis, 60 - Rio Pequeno - São Paulo - SP - CEP: 05379 070

Tel/Fax: (11) 3768 2082

 

associação civil anima - 2008 - anima@anima.org.br

By Rodney Martins rodney@anima.org.br